Encontro com o escritor Pedro Seromenho

No dia 2 de dezembro, as turmas do 3.º B, 4.º A e 4.º B da Escola da Praceta participaram num encontro com o escritor Pedro Seromenho, promovido pela Biblioteca Escolar da EB Cristóvão Falcão e que teve lugar no auditório da Escola Secundária Mouzinho da Silveira.

Foi um encontro que começou de forma inesperada, pois como o autor também é ilustrador, começou a sessão presenteando-nos com um desenho que fluiu com rapidez da sua caneta, conduzida pela sua imaginação. 



Continuou contando-nos com bastante sentimento a história do seu livro “As gravatas do meu pai”
Apesar de os alunos já conhecerem a história, o escritor conseguiu a atenção de todos pela forma como transmitiu os sentimentos que o levaram a escrever este livro. No final, os alunos perceberam que têm tempo de crescer e que devem aproveitar a sua infância.



Seguiu-se a história do livro “Porque é que os animais não conduzem?” Esta é uma história muito divertida e mais uma vez o autor conseguiu cativar todos os presentes com a sua criatividade, imaginação e boa disposição.

Era chegado o momento das perguntas e todos tinham uma para fazer, mostrando o seu interesse pela obra e vida do autor, que muito gentilmente respondeu a todas.

Após todos terem satisfeito a sua curiosidade, a Maria ofereceu uma grande gravata com um poema coletivo, em nome da turma do 3.º B, dedicado aos livros do escritor que os alunos trabalharam na sala de aula com a sua professora. O poema dizia assim:


"As gravatas do meu pai"
gostámos de ouvir ler.

"Porque não conduzem os animais?"
deu-nos momentos de prazer. 

"O Palhaço Avaria"

encheu-nos de alegria.
"A fuga da ervilha",
foi uma pequena maravilha! 

Depois de estas obras ler,

ficámos com curiosidade.
Será que escrever
dá felicidade a valer?
Se assim for...
escritores queremos ser!
3.º B  - EB1 Praceta


Houve ainda tempo para fazer um autógrafo ilustrado ao Tomás, em apenas 30 segundos que todos ajudaram a contar, embora um pouco rápido demais...

Por fim chegou o momento dos autógrafos. Estes eram autógrafos especiais, pois eram autógrafos ilustrados que todos muito apreciaram.



Ficaram todos muito satisfeitos e deliciados pois foi uma sessão muito enriquecedora.


Comentários