COMADRES E COMPADRES


"O dia de Compadres e de Comadres festeja-se na altura do Carnaval.
O dia de Compadres é na penúltima quinta-feira antes do Carnaval e nesse dia, de acordo com a tradição, as raparigas iam chocalhar os rapazes.
O dia de Comadres é na quinta-feira antes do Carnaval. Nesse dia as raparigas faziam um jantar e cada uma levava o que podia. Depois do jantar era tradição os rapazes irem chocalhar os chocalhos enquanto diziam algumas quadras como esta:
Já lá vão as senhoras comadres
Chegando ao Atalaião
Comendo pata de burro

Julgando que era lacão.

Guilherme Claudino
3.º B




  "Hoje, dia 12 de fevereiro, é dia de Comadres.

 Eu e os meus colegas estivemos a reviver este dia e muitos meninos vieram mascarados para a escola.
 Nós, os alunos do 3.º B, fizemos várias partidas e brincadeiras: o José Maria pôs uma cobra dentro do estojo da Sofia e outra dentro da mochila da Margarida.
 No intervalo eu chocalhei várias meninas, dei-lhes um pacote de bolachas mas o pacote tinha tampas de iogurte lá dentro. Também ofereci um queijinho às raparigas que lá dentro só tinha papel. O Guilherme Claudino deu água com sal às meninas e elas cuspiram-na logo. E muitas mais partidas se fizeram no intervalo.
 Na sala também fizemos algumas partidas como estas: o Miguel escondeu a mala da professora; colocámos imensas cobras na secretária da professora; o Rodrigo deu uma caixa à Sofia e quando a Sofia a abriu, lá dentro estavam vários bocados de jornal com massas.
 E foi assim que nós, os alunos do 3.º B, revivemos o dia de Comadres, com muitas partidas e brincadeiras divertidas."

Vasco Poupino
3.º B

Comentários