A SEGURANÇA E PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS


    Os incêndios florestais em Portugal são numerosos e uma emergência que se deve atender mediante os esforços de todos. São das catástrofes naturais mais graves em Portugal, não só pela elevada frequência com que acontecem, mas também pela dimensão que alcançam e a destruição que causam. 

    A intervenção humana pode desempenhar um papel decisivo na sua origem e na limitação do seu desenvolvimento.
   Para nos falar no modo como podemos prevenir e combater os incêndios florestais contámos com a colaboração dos Sapadores Florestais da CIMAA.
   Queremos agradecer a disponibilidade do Sr. João Vicente (pai do Rodrigo Vicente) e do Sr. Nuno Silva e em especial do Sr. Engenheiro Carlos Lourenço da CIMAA que permitiu aos alunos do 3º/4º Anos da Praceta participarem numa atividade relacionada com a área de Estudo do Meio sobre “A segurança e a prevenção de incêndios”.
   Os Sapadores Florestais explicaram-nos como desempenham a sua missão preventiva através de ações de roçagem de matos, da realização de fogos controlados, da vigilância da sua área de atuação e da sensibilização para as normas de proteção à floresta. Mostraram-nos as ferramentas de trabalho como a forquilha, a pá, a torga, o machado e a motosserra e até experimentámos usar a mangueira da carrinha amarela.
   A equipa de Sapadores Florestais, na pessoa do Sr. Carlos Lourenço, encontra-se disponível para ações deste âmbito nas escolas e nós somos gratos pelos seus ensinamentos práticos. 
                                                                                       Turma do 3º/4º Ano





Comentários